Ana Zanatti

quarta-feira, setembro 6

Hoje apetece-me fazer um tributo à voz (e não só) mais sexy deste país!

À Sr.ª, porque não tenham duvidas nenhumas que é uma Senhora na melhora acepção da palavra, Ana Zanatti.

Quando pensei neste tributo, achei que tinha de escolher uma foto fantástica, que fizesse jus à sua pessoa, aqui percebi a dificuldade de encontrar imagens da Ana Zanatti. O google só me disponibilizou 3 páginas de fotos, e nem todas eram dela (uma era da Lara Li, sinceramente que não entendo porquê…). Para encontrar esta (que não está nada mal) tive de recorrer à ajuda de uma amiga, que por sinal é sua fã incondicional, e mesmo assim deparamo-nos com problemas técnicos (foto indecentemente gamada à revista “Máxima”).

A Ana Zanatti entrou na minha vida, para nunca mas sair, pela mão do filme o “Lugar do Morto”, rodava o longínquo ano de 1984. E porque me marcou tanto o filme, a personagem, e claro, a actriz? Porque foi também a 1ª cena de sexo que vi na televisão (daquelas que nos fazem corar, ainda hoje me recordo da cena, e da sensação. Sortudo do Pedro Oliveira que contracenava com ela, raios).

Daí para cá fui acompanhando a sua carreira televisiva:
- Desde da apresentação de festivais da canção (em que era a única que não parecia ridícula naquelas roupas dos oitentas);
- Passando por “sitcoms” com a companhia do meu pai que as adora (abençoados momentos em família – pai a rir e eu a babar, até a fazer de sopeira ela produz este estado em mim);
- E agora amiúde espreito os “Morangos com Açúcar” para a ver de relance (aquilo é que é um exemplo de bom vinho do Porto);
- Comprei o seu livro, o 1º assim que saiu, li-o com curiosidade (um dia escreverei sobre ele).

Mas a recordação mais cara que tenho da Ana Zanatti, é da locução que fazia a documentários da vida animal, que via em êxtase na minha juventude, bem, verdade seja dita, eu não os via propriamente, deitava-me no sofá, fechava os olhos e ouvia aquela voz a ressoar na sala e em mim (que delírio)!

Ah saudades! Se pudesse, pedia-lhe para me contar histórias na hora de dormir (já não peço para que seja nos seus braços, mas acreditem que não os recusaria… Antes pelo contrário!)

- Ó Sr.ª dos meus ouvidos, fala comigo…

14 comentários:

Anónimo disse...

Benvinda ao clube, já me sinto mais descansada, não sou a única. Essa senhora é, de facto, espantosa...ai, ai!
Sabias q ela é a presidente do Juri do Festival de Cinama LGBT deste ano?
Beijinhos

Anónimo disse...

Está como o George Clooney para metade das quarentonas deste país.
Talvez não seja bem metade. Um terço.

Anónimo disse...

Cadê esse terço, cadê?... :P

Anónimo disse...

olá ar, tnh lido o teu blog m ainda ñ me tinha manifestado. mas vi k vais dia 30,e como suponho k já ñ és uma novata nestas festas (ao contrario de mim) keria fzr-t uma question ;)

visto que é destinada a lesbicas,gays,bi e trans há alguma predominancia ou ñ s costuma notar? é k keria ir c um amigo e ñ gostava que ele se sentisse.. deslocado..
e a média de idades ronda o k??

bjs grandes e ñ percas o espirito do blog, tá mt fixe

Unknown disse...

Borbolet@:
Olá! Sempre que as festas são GLBT, a predominancia é Gay, de toda a forma esta festa tem o nome de Lesboa, o que pode indicar que estejam as Lésbicas em maioria, mas acho que vai ser ela por ela (palpite meu). Se o teu amigo for Gay ele não se sentirá deslocado!
As idades são muito variadas, devem predominar o pessoal dos vintes e trintas, mas há de tudo, de tudo mesmo...
Isto é uma festa como outra qualquer a unica diferença é a orientação sexual das pessoas que a frequentam nada mais, por isso, vai sem medos e diverte-te...
Obrigada pela simpatia.. :)

Anónimo disse...

Pesquisava sobre Ana Zanatti, que conhecia da Tv quando miúda...malograda a sua participação nos morangos com açucar, mas os tempos são outros...
Lara Li marca tb o meu imaginário, só mais tarde percebi o porquê do efeito que ambas surtiram em mim...
Ainda não li este livro, fiquei no entanto com vontade de folheá-lo e perceber qual a natureza do "Beijo".
Afinal, sempre há uma figura pública que, sem militância, se vai afirmando...

Bj.

S.

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ana Zanatti: para mim sinónimo de coragem, humildade, sensibilidade e paz. Ainda bem que neste mundo vão aparecendo pessoas que nos transmitem coisas poderosas que não se vêem mas que se sentem.

Gill disse...

Ola,sou brasileira. Moro aqui a 7 anos. Logo q cheguei fui a procura de livros,musicas, enfim coisas interessantes, que me chamassem à atençao...Fui parar a Ana Zanatti. Ja acompanhei, trabalhos dela na televisao. E tenho "Os sinais do medo". Isso tudo é so para dizer que sou FANZOCA desta mulher espetacular...Beijos

UM TOQUE SUAVE... disse...

Vim parar a este blogue por causa do Movimento a favor dos casamentos
entre pessoas do mesmo sexo...
Nem sabia que havia tantos blogues
de pessoas que se assumem...
A m/vida daria um livro/um filme...
Tenho uma vîvência muito mais sofrida que feliz ao longo de mais
de 40 anos. Mas não pensem que é tudo uma felicidade, porque uma pessoa pode ter relações com outra
do mesmo sexo e isso não a torna
melhor...E há quem seja capaz de
muito pragmatismo, de "usar enquanto
convém" e depois deixar sem se
importar com o que possa fazer
sofrer...
Eu não sou do jet set, nem ninguém
importante, apenas tenho uma história de vida de 40 anos, que
terminou por uma questão de pragmatismo e de ciúmes de um blogue, imaginem...

Lilith disse...

Olá,
eu passei a minha adolesc^ncia apaixonada pela Ana Zanatti, depois veio a Lara Li (já nos anos 80).
Queria convidar as senhoras que fazem este blog e as suas leitoras (os leitores tb sºao benvindos) para darem um passeio até ao meu bolg e fazerem comentários críticos.
Até breve

Anónimo disse...

Ana Zanatti e Lara Li. Humm interessante.Conheço as duas pessoalmente. Sensuais...mas posso dizer,com alguma vaidade, que a Ana olhou para mim intensamente, e eu acompanhada por um homem...quem sabe senão estava ali o meu momento?

Realmente -o Lugar do Morto,despertou todos os sentidos. Ai e não foi ele, não( o actor),mas ela! Eu até acho que aquilo devia ser proibido...tanta sensualidade é crime.
Mary

Severino disse...

é isso!

Anónimo disse...

Muito se fala agora da Ana Zanatti...é um assunto quase corrente. Eu acho que ela é uma pessoa com um certo charme,é. Mas peca por nao ser uma pessoa acessível ao publico. Tem que se gostar muito dela senão, até chateia. Para quê aqueles ares,aquele acesso tão restrito?! Prefiro e Daniela Mercury que é uma simpatia e até teve orgulho em apresentar a sua companheira. Isso sim! Aquilo que penso, é que a Ana Z. é uma bocado parva! e as pessoas teem a culpa disso,pois tratam na como um Deus,que está longe de ser. A página dela do Facebook está no esquecimento....poem la publicaçoes mas nao é ela,é a editora!!!Achei isto dum descrédito enorme. Ana Zanatti e Lara Li,são umas palerminhas que se aproveitaram do show off! Foram realmente pioneiras, neste Portugalzinho,como lesbicas e ate se diz que casaram...mas é preciso serem tão importantes??? Não percebo e não gosto de pessoas assim.Não sabia que isto era caso para medalhas...ó gente da minha terra, ai ai