Será que sou Lésbica? II

quinta-feira, agosto 2

Dizia que no post anterior que iria andar à volta dos rótulos. Dei um salto à Wikipédia e encontrei estas categorizações para “pessoas que se sentem preferencialmente atraídas fisicamente e/ou emocionalmente”: “A orientação sexual pode ser assexual (nenhuma atracção sexual), bissexual (atracção por ambos os géneros), heterossexual (atracção pelo género oposto), homossexual (atracção pelo mesmo género), ou pansexual (atracção por diversos géneros, quando se aceita a existência de mais de dois géneros).
Parece suficientemente simples. Quando não há - é A, quando é pelos dois - é Bi, pelo outro - é Hetro, pelo nosso - é Homo, por todos – é Pan. Fácil de beber como a água. O que não nos explicam (pelo menos à maioria das pessoas) é que estas coisas não têm formula como a água (relembrando a química - H2o).

Às vezes as coisas complicam-se, e de que maneira, e depois é o ai Jesus, à procura de uma categoria que nos enquadre (contextualize os nossos sentires, validando-os).

Ora pensem comigo um segundo (ou mais). A determinada altura da minha vida, eu lésbica apaixonei-me por um homem (ai Jesus), portanto momentaneamente (des)virei e passei a heterossexual, ou será que não? Não, é melhor ficar na categoria de bi. Até porque continuava a gostar de mulheres, e bi sempre é mais próximo do homo que o hetero. Mas (há sempre um mas) ele era gay, assim, talvez fosse mesmo uma relação homo (dois homo juntos a sentirem-se homos, é homo com certeza. Mas para os outros éramos hetero, ou bi para aqueles que olhavam para nós e pensavam “Estes andam tão enganados” ou como diz a M.S.B. “andam a fugir de si próprios”). Confuso?

Como o meu caso há outros com variações interessantes (não falo do António Variações apesar de que ele também era bem interessante). Algumas das minhas namoradas anteriores antes de andarem comigo eram heteros, mesmo quando estavam na cama comigo continuavam a afirmar a pés juntos que eram heteros (sim, hetero com uma namorada lésbica). Uma outra hoje assume-se como bi mas nunca mais teve uma namorada. Outra ainda diz-se bi mas nunca mais teve namorados.

Agora de facto não entendo porque me espanto, quando vejo tanta gente à procura de um teste que lhes diga se são lésbicas.

E pronto, ou passam a explicar-nos muito bem esta coisa da orientação ou qualquer dia temos todos de aderir à Pomossexualidade – “é um neologismo criado para classificar a orientação sexual de quem rejeita qualquer classificação. O termo surgiu da aglutinação do prefixo pomo (de pós-moderno) a sexualidade, e, apesar de aparentemente contraditório, é usado para referenciar quem protesta, rejeitando demais classificações, e não quem simplesmente não se importa com elas.” (Wiki)

Por via das dúvidas: eu sou lésbica, embora às vezes também seja hetero, ou bi. Mas porque insisto em dizer que sou lésbica? Porque embora acredite piamente que a “sexualidade é fluida, you go with the flow” (Shane na 1ª série do L Word) eu sinto-me lésbica. Às vezes tudo se resume à nossa realidade interna…

21 comentários:

Anónimo disse...

tem graça q cada ves q falo pela net o pessoalmente com pessoas d meio gay a 1ª coisa q m perguntao é "simples o com gelo" e la digo eu(virando um pouco pra olhar bem pra meu rotulo)"dupla e intensa" seja la com quem for.(atençao ñ pensem em promiscuidades,lol). Mas esta historia d rotulo enervame inmenso, se dizer bi,pensao pronto esta ñ sabe o q quer,esta pra aqui a criar confusao. E muitas se ficam pelo "rotulo", sem quererem saber mais alem, pena... pra elas. da proxima ves digo q sou pomossexual.

S.M. disse...

Pronto, já ganhei o dia. Pomossexual: perfeito...mas infelizmente, tb acaba por ser um rótulo. Creio que isso tem a ver com a necessidade de catalogação inerente ao ser humano ( lembrem-se do velho Lineu). Mas é aflitivo, de facto as pessoas procurarem desesperadamente um rótolo que lhes serva. À falta de melhor, acho q tua conclusão, sinceramente, muito boa. Somos aquilo que nos sentimos e isso está sempre certo, nesse momento. Por isso eu digo: hoje sou lésbica. Amanhã?...logo se vê!
Beijinhos

Sweet Porcupine disse...

Catálogos, rótulos, falsas análises, negações á propria sexualidade .... bahhh ....

Concordo a 1000% contigo quanto á sexualidade fluida. E agora, neste meu estado de vida, sou "realmente" lésbica!
;)

Beijinhos ouriçados

Anónimo disse...

Mai nada...

Special K disse...

Eu que vivi 37 anos a ter relações com outros homens e sempre me considerei heterossexual, qual será o meu rótulo, "negacionista"?
Ainda não sei qual é o meu rótulo mas ainda bem que me encontrei.

indigente andrajoso disse...

e eu a pensar que eu é que era complicado... hehheheeh


há um conceito pós-moderno de genero (e não orientação) que aponta para uma progressiva androginia... tem piada...

Avid disse...

Li este e o post anterior. Amei hehehe... o pansexula lol... grande novidade p mim.
Bjs meus

underadio disse...

Pomossexual?!!
Nunca experimentei, lollllll, já sabes, mas parece-me bem.
Ah pois, "with a single drop of water", já me chamaram de assexuada duas vezes, na prática sou hetero, sempre me considerei bi, se mais géneros houvesse tb ia lá para levar nas trombas, sinto-me lésbica há demasiado tempo e pomo de quê mesmo?!
Haja rótulos!
Ora cá está, eu nem sei o q sou qt mais o q posso vir a ser...

Anónimo disse...

Podemos ser o que quisermos... desde que isso nos faça felizes. Há um rótulo que gosto, podem chamar-me sempre que quiserem... FELIZ!!
Beijos com raios de sol e felicidade
Mi

Inha disse...

Há uns anos, para fugir dos rótulos dizia, para mim mesma, que eu gostava era de pessoas e não de homens ou mulheres..bem, acho que tudo isto foi na fase da confusão. Contudo, alguns anos depois ainda acho que tod@s nós poderemos ter atracções (ou paixões) por tod@s, uns passarão para o plano sexual outros não!
Inha

Isa disse...

Não vou muito à bola com a Shane (agora, com a Bette ia à bola e onde mais ela quisesse ahah), mas essa citação é exactamente aquilo que eu sinto.

Sempre me senti bissexual, i.e., sempre me senti atraída por ambos os sexos. Uns dizem que sou garganeira, outros que estou a marcar passo até assumir que sou lésbica.

Estou muito apaixonada, por uma mulher, mas também já estive apaixonada por homens.

A sociedade adora rótulos e nós sentimo-nos obrigados a envergar um...
Então, quando me perguntam, eu digo que sou bissexual, mas prefiro dizer que sou uma mulher que ama outra mulher porque os sentimentos ultrapassam as sensações...

Wonder Woman disse...

Venham de lá os rotulos!chamem -me bi, les, homo , pomo o que for chamem-me que eu vou!

PS: Hoje tou assim trolaró, Maria Vai com Tod@s

PPS: Não quer dizer que me tenha transformado na bicicleta da aldeia!

Anónimo disse...

Huuummm..., estava mesmo a necessitar desta informação.
Parece-me que vou ter que me orientar/organizar sexualmente (Pfffff...doeu! mas pronto já disse)
Bom...mas... e agora por onde começar?????
Thank you BLOGUIT@

tagareladora disse...

Pomossexual! Tem piada, até poderia catalogar-me dessa forma. Já tive relações hetero e, aos 25 anos descubro um amor que me transcende com uma mulher! Como classificar-me? A sociedade precisa de me catalogar; eu, já perdi essa necessidade. Afirmo-me apaixonada e completa e isso chega para me saber!
Mas obrigada pela informação AR!

Anónimo disse...

LOOOOOOOOL tabita começa por baixo!!
rotulos mais rotulos bla bla bla será que tb vem la o prazo de validade?!
Acredito que somos o que sentimos.
1 bjo A, homo, bi, hetro,pomo 1 simples bjo pa tod@s

BrokenAngel disse...

Eu posso ser apenas eu?
Precisamos de um rótulo? Se fosse hetero teria de o afirmar ao mundo? Sendo Homo/Bi/Confusossexual terei de divagar neste tema ao apresentar-me a alguém? Lol...

Apaixono-me por pessoas... não tenho culpa que ache as mulheres mais bonitas, interessantes e apaixonantes...

(será que sou lésbica?) é mesmo melhor ir ao google...


Kiss para tod@s!

Anónimo disse...

Se o lema é o 'go with the flow' e a capacidade de nos transformarmos e redescobrirmos ao longo da vida (aí reside a inteligência), as catalogações são limitativas e castradoras. Privam nos de sermos muitas coisas.
Não conheço nenhum blog dos 'adeptos' da pizza, das rochas metamórficas, ou da paixão por calções....

Anónimo disse...

Maria:
Vou tentar.
Besitos e OBRIGADO

Anónimo disse...

Olá a todos.

Nos produtos comerciais, os rótulos são importantes para que saibamos o que vamos comprar, qual a qualidade, validade, etc.
Entre pessoas, e sobretudo no que à sexualidade diz respeito, parece-me que não nos andamos a comprar uns aos outros. Ficamos com o(a) outro(a) porque isso nos faz sentir bem a ambos. Se é do mesmo sexo, do sexo oposto ou de um "terceiro sexo" pouco importa. Importa é que saibamos disfrutar dos verdadeiros prazeres do sexo que, quanto a mim, acontecem quando há muita cumplicidade e muito amor. Sobretudo, temos que estar bem connosco próprios, com o nosso corpo, com o nosso eu... Assim, conseguimos construir uma relação a sério que permite usar e abusar de toda a sabedoria sexual.
Também pode haver só paixão mas, nas minhas experiências, essa só é boa porque é nova e por isso se torna excitante. O verdadeiro e saboroso sexo tive-o com a pessoa com que me relacionei mais tempo. Quanto à minha orientação? Também gostei do Pomo... Acredito que é por fases com quase todos nós.

Anónimo disse...

O meu caso é o seguinte ,eu pensava que gostava de homens ,Mais sempre me bateu aquela vontade de beijar uma menina até uma amiiga minha !E foi aii que por um acaso ,que começei meenvolver mais com gentes assim ,tipo lésbicas ,gays ,bi,e até mesmos aquelas que se davam por rebelde sem causa e queria sair por ai beijando meninas (ou vice-versa)!
Até que um dia eu tiva a oportunidade de expremientar mais acheimehlor não ,porque seria estranho fazer isso com uma pessoa quee stá em casa ,dormindo lá e já estavamos começando uma linda amizade (pensava eu assim )
Mais passa um mes ,passa outro mes ,aii estava eu e mais 7 pessoas ,um gay assumido ,um Bi enrostido ,uma Bi assumidisima ,uma garota que estava expremintado ,uma daquelas que se vê fazendo quer tbm (embora nunca tinha feito) ,uma lesbica altamente assumida (menos para a familia) a minha irmã qeu tbm estav começando a gostar da coisa e eu !
Juntamos o util e o agradavél ,aii foi ai que tive a minha primeira experiencia Homo (eu tinha apenas 12 anos ) ,só que nesse dia não dei mole fiquei logocom duas a Bi assumidisa e a lesbica !
Até então achei normal ,mais ai foi começamdo me surgir mais oportunidades e eu ia abraçndo todas elas ,até que começei a gostar de uma menina ,(minha amiga) =/, começei a guarda esse segredo ,e passei quase 7 meses sem beijar garotas e apenas beijando meninas ,e todos falam que eu curto mais meninos do que meninas ,não acho que isso seja algo verdadeiro mais tenho as minhas duvidas ,porque eu me atraio bastante pela as meninas e não muito para os meninos ,e tenho muiita frescura com meninos e com meninas não ,se eu quero eu chego e falo e beijo e acabou ! Eu sou virgem aiinda ,mais eu não sonho que a minha primeira relação sexual seja com um menino ! Até que tenho até um pouco de nojo de sexo com meninos e com meninas não , e ainda eu tneho é vontade de comer (desaculpa o termo ) não de dá para uma garota ,não que eu nunca vou fazer com um menino ,a mais sei lá,tá vendo como eu sou confusão !

E para me deixar mais confusa ainda ,apareceu uma menina que parece estar gostando de mim ,e ~ela está mexendo comigo e já nem sei se ainda gosto daquela que eu tinha falado antes ,ou se eu gosto dela ! Az vezes penso no caso de eu estar apenas muito afim dela e pelo fato de eu não ter ficado ainda estou gostando da ideia !
Ah sei la´

Alguém ai embaixo que quiser opinar ,fique a vontade ! estou abertada as criticas ,conselhos ou apenas opinões !

Por favor quem souber com me ajudar tirar essa duvida da cabeça ,obrigado !

E quem quiser conselhos é só pedir ou então entre em contato comigo e pede meu orkut =]

Anónimo disse...

O meu caso é o seguinte ,eu pensava que gostava de homens ,Mais sempre me bateu aquela vontade de beijar uma menina até uma amiiga minha !E foi aii que por um acaso ,que começei me envolver mais com gentes assim ,tipo lésbicas ,gays ,bi,e até mesmos aquelas que se davam por rebelde sem causa e queria sair por ai beijando meninas (ou vice-versa)!
Até que um dia eu tiva a oportunidade de expremientar mais achei melhor não ,porque seria estranho fazer isso com uma pessoa quee estava em casa ,dormindo lá e já estavamos começando uma linda amizade (pensava eu assim )
Mais passa um mes ,passa outro mes ,aii estava eu e mais 7 pessoas ,um gay assumido ,um Bi enrostido ,uma Bi assumidisima ,uma garota que estava expremintado ,uma daquelas que se vê fazendo quer tbm (embora nunca tinha feito) ,uma lesbica altamente assumida (menos para a familia) a minha irmã qeu tbm estav começando a gostar da coisa e eu na casa da minha amiga !
Juntamos o util e o agradavél ,aii foi ai que tive a minha primeira experiencia Homo (eu tinha apenas 12 anos ) ,só que nesse dia não dei mole fiquei logo com duas a Bi assumidisa e a lesbica !
Até então achei normal ,mais ai foi começamdo me surgir mais oportunidades e eu ia abraçndo todas elas ,até que começei a gostar de uma menina ,(minha amiga) =/, começei a guarda esse segredo ,e passei quase 7 meses sem beijar garotos e apenas beijando meninas ,e todos falam que eu curto mais meninas do que meninos ,não acho que isso seja algo verdadeiro mais tenho as minhas duvidas ,porque eu me atraio bastante pela as meninas e não muito para os meninos ,e tenho muiita frescura com meninos e com meninas não ,se eu quero eu chego e falo e beijo e acabou ! Eu sou virgem aiinda ,mais eu não sonho que a minha primeira relação sexual seja com um menino ! Até que tenho até um pouco de nojo de sexo com meninos e com meninas não , e ainda eu tenho é vontade de comer (desaculpa o termo ) não de dá para uma garota ,não que eu nunca vou fazer com um menino ,a mais sei lá,tá vendo como eu sou confusa !

E para me deixar mais confusa ainda ,apareceu uma menina que parece estar gostando de mim ,e ~ela está mexendo comigo e já nem sei se ainda gosto daquela que eu tinha falado antes ,ou se eu gosto dela ! Az vezes penso no caso de eu estar apenas muito afim dela e pelo fato de eu não ter ficado ainda estou gostando da ideia !
Ah sei la´

Alguém ai embaixo que quiser opinar ,fique a vontade ! estou abertada as criticas ,conselhos ou apenas opinões !

Por favor quem souber com me ajudar tirar essa duvida da minha cabeça ,obrigado !

E quem quiser conselhos é só pedir ou então entre em contato comigo e pede meu orkut =]